O Projeto

O Projeto Teamar foi idealizado por Michele Hilgenberg em 2009 e teve, desde seu surgimento, um firme propósito que se mantém até hoje: resgatar homens e mulheres em risco social através da formação profissional na arte do tear manual, gerando trabalho, renda e, consequentemente, uma vida ainda mais digna para estas pessoas.

Com sede localizada no coração do Centro Histórico de São Francisco do Sul, nosso espaço compõe a fábrica, onde nossas máquinas estão instaladas e os alunos e tecelões trabalham, além da estrutura de uma charmosa loja, aberta de segunda a sexta das 8 às 17h que oferece ao público o resultado de todo esse trabalho.

O Teamar é composto por tecelões que ensinam os alunos a desenvolver a arte do tear manual e uma dedicada equipe administrativa responsável por toda a operação de controle de produção, estoque, atendimento ao cliente da loja etc..

Missão

Promover o resgate e a valorização de pessoas em condição social vulnerável por meio da capacitação profissional, com foco na arte do tear manual, e a possibilidade da geração de trabalho e renda.

Visão

Gerar o crescimento do Projeto Teamar, buscando a inclusão social do maior número de pessoas possível, a auto sustentabilidade, o reconhecimento de nossos produtos no Brasil e no mundo e sermos uma referência para nossa cidade

  • 2009

    O Projeto Teamar é idealizado.

  • 2011

    Preparativos com a fundamental participação da mestra tecelã Daniela Cristina Campos, que ofereceu toda base de conhecimento e formação dos futuros artesãos.

  • 2012

    Início da parceria com a Arcelor Mittal que proporcionou a aquisição de 20 máquinas de tear.

  • 2013

    O Teamar oferece aula de tear manual para 17 pessoas.

  • 2014

    43 pessoas já haviam sido beneficiadas pelo Projeto.

  • 2015

    Muitas pessoas que passaram pelo Teamar passam a trabalhar por conta própria, com seus próprios teares em casa.

  • 2018

    Mudança de sede para abrigar 7 novas máquinas.

O Teamar é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Trata-se de uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas que atuam em áreas típicas do setor público com interesse social.

Esse tipo de entidade pode ser financiada tanto pelo Estado quanto pela iniciativa privada, desde que atenda ao requisito principal: seja uma entidade sem fins lucrativos.

Essa categoria de OSCIP facilita parcerias, convênios e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas nos respectivos impostos de renda.